Realizar o sonho da casa própria tem um gostinho ainda mais especial quando você tem a chance de construir tudo como sempre sonhou. Imagine ter a chance de personalizar tudo de acordo com as suas necessidades, seu estilo de vida e como sempre imaginou?
O primeiro passo é comprar o terreno. E o segundo, claro, é começar a construção, certo? Errado!
Construir demanda planejamento e não acontece do dia para a noite. E aí, enquanto esse espaço está vago, o segundo passo é manter seu terro sempre limpo para evitar problemas que podem atrasar seus planos.
No post de hoje vamos entender, juntos, como você pode cuidar direitinho do seu terreno e dos seus planos.
Você já viu terrenos sujos por aí. Se um lote não é limpo com frequência, pode ser tornar o cenário perfeito para proliferação de ratos, baratas, mosquitos (incluindo o mosquito da dengue) e outras pragas urbanas.
E pode ficar ainda pior! A falta de cuidado com o seu terreno pode invadir os terrenos vizinhos, causando um grande caos no loteamento e provocando problemas de relacionamento.
Além da questão de higiene e cuidado, vamos recordar o que a lei diz sobre o direito de propriedade: toda propriedade precisa cumprir a chamada Função Social que, entre outras coisas, determina que ela respeite os direitos da vizinhança.
É justamente nisso que entra a limpeza e manutenção do lote: quando o proprietário não toma esse tipo de cuidado, pode-se considerar que ele não está respeitando os direitos dos seus vizinhos. E quando isso acontece?
• De imediato, o proprietário que mantém o seu terreno sujo pode ser multado pela prefeitura.
• Caso ocorra incidência desse mesmo problema, a multa pode ser ainda maior.
• Em situações mais extremas, normalmente quando o lote está totalmente abandonado e criando um ambiente favorável à disseminação de pragas, o proprietário pode chegar até a perder o seu imóvel.
E aqui estamos falando literalmente. Um lote mal cuidado pode colocar até mesmo os moradores em risco. Isso porque quando o mato não é roçado e começa a crescer, o lote também se torna um ponto cego, ou seja, um lugar que não permite vermos tudo o que está acontecendo.
Isso pode trazer uma sensação de insegurança para os vizinhos. Quando observamos terrenos nesse estado é normal pensarmos, por exemplo, que alguém mal intencionado pode esconder-se neles com facilidade.
Portanto, ao comprar um lote, esteja ciente da sua responsabilidade em realizar a manutenção e limpeza do mesmo. Assim, você vai promover uma boa convivência com a vizinhança, não trazer nenhum tipo de perigo para o bairro e claro, cuidar do seu patrimônio.
Se você é novo nisso e não sabe nem por onde começar, algumas dicas são sempre muito bem-vindas. E aqui estão elas!
A primeira: se não tiver tempo para limpar e roçar pessoalmente seu lote, existem empresas especializadas nesse tipo de trabalho. Se quiser algumas sugestões, podemos ajudar. Clique aqui para mandar uma mensagem via WhatsApp para nosso time de especialistas na UNICOS e peça nossa lista de parceiros.
Porém, se você é do time que prefere colocar a mão na massa, as próximas dicas são fundamentais. Anote aí!
• Utilize equipamentos de proteção individual, como sapatos bem fechados ou botas e luvas grossas. Pode ser que existam plantas com espinhos, aranhas e outros pequenos animais no meio do mato e os EPIs vão te proteger;
• Separe as ferramentas necessárias para o trabalho: carrinho de mão, enxada, foice e rastelo são os principais;
• Se você puder investir em uma roçadeira elétrica ou pegar emprestada de alguém, vai facilitar o seu trabalho e torná-lo mais rápido;
• Dependendo do caso, você também pode usar herbicidas para evitar que o mato volte a crescer muito rapidamente.
Gostou das dicas? O que, você ainda não tem um lote? Neste caso, a gente também tem uma dica para você! =) Clique aqui, chame um especialista da UNICOS no WhatsApp e confira todas as facilidades de entrada e pagamento para você comprar o seu lote e começar a planejar a construção da sua casa própria.