Criar hábitos sustentáveis pode parecer difícil, mas é bem simples, na verdade. Tudo começa dentro da nossa própria casa com pequenas ações no dia a dia que contribuem com o ecossistema e tornam o mundo um lugar mais sustentável.
Por ser uma empresa com responsabilidade ambiental, que aplica na construção de seus empreendimentos formas de redução de resíduos de construção e aproveitamento máximo da matéria-prima, a UNICOS vai te dar agora 6 dicas de como você também pode cumprir o seu papel dentro de casa.
1- Diminua seu tempo no banho
Segundo o Instituto Akatu, reduzindo um minuto do seu tempo diário de banho, em 10 anos, você terá economizado água para uma família de quatro pessoas tomar banho todos os dias por seis meses. Ainda segundo o instituto, ao diminuir o seu banho diário de chuveiro elétrico em um minuto, ao final de um mês, você terá economizado energia elétrica suficiente para carregar 750 vezes seu celular durante uma hora. A dica também vale para escovar os dentes e fazer a barba!
2- Escolha eletrodomésticos com selo Procel de economia de energia
O selo indica que o produto tem melhores níveis de eficiência energética que os que não têm, ou seja, contribui para a economia de energia e a redução do valor da conta.
3- Recicle!
Quase todos os materiais podem ser reaproveitados pela reciclagem e compostagem. Mas é preciso fazer a separação correta, pois não se deve jogar no mesmo saco de lixo os alimentos e as embalagens, isso inviabiliza a reciclagem.
Pode parecer um trabalho extra, mas é questão de hábito. Separe três lixeiras em casa, uma para orgânicos - que podem virar compostagem; outra para embalagens, como garrafas PET, latas de alumínio, caixas de leite - é importante lavar esses itens antes de jogar no lixo, assim evitamos a deterioração dos restos do alimento e mau cheiro; e uma lixeira para rejeitos - fezes de animais, a sujeira que varremos da casa, papelbhigiênico usado, entre outros.
4- Compostagem
Se você tem um jardim ou horta em casa, essa é uma dica de ouro. Os restos de alimentos podem virar adubo. Aprenda a fazer compostagem aqui: https://casacor.abril.com.br/sustentabilidade/aprenda-a-fazer-compostagem-em-casa/
5- Utilize sacos retornáveis
Sacolas de tecidos têm várias funções e uma delas é eliminar a quantidade de sacolas plásticas de supermercado - que levam de 400 a mil anos para se decompor. Preste atenção na quantidade de sacolinhas que você usa a cada ida às compras. Sabemos que elas são ótimas para jogarmos o lixo de casa – pela praticidade –, já para o Meio Ambiente são um grande e sério problema. Opte por sacos de lixo compostáveis.
6 - Energia Solar
Essa realidade está mais próxima e acessível. Já existem até financiamentos para a implantação do sistema em casa. (Se conseguirmos colocar o link da matéria, ainda não publicamos, por isso não coloquei aqui) As placas de energia solar possibilitam o fornecimento mais racionado e acumulativo e podem gerar de 800 a 1.300 wh por dia.
Gostou das dicas? Dá pra começar a ser sustentável hoje mesmo e iniciar uma nova geração.
Gostou deste texto? Compartilhe e contribua com ações de sustentabilidade!
Se você está em busca de empreendimentos sustentáveis para morar ou investir, conheça a UNICOS. (https://unicosconstrutora.com.br/) Nossos projetos de urbanismo respeitam todas as diretrizes ambientais, pois pensam sempre no bem-estar e na qualidade de vida dos moradores.