Ter e manter uma
boa convivência com pessoas diferentes e, em alguns casos, desconhecidas nem
sempre pode ser uma tarefa fácil, mas desde que haja respeito e boa vontade
isso não só é possível como pode ser muito prazeroso fazer novas amizades.
Viver em harmonia com vizinhos é fundamental para quem mora em condomínios fechados, apartamentos e mesmo casas independentes. Afinal, morando logo ali ao lado, essas pessoas acabam fazendo parte da nossa rotina, mesmo que seja apenas um cumprimento de bom dia ou boa noite.
O vizinho pode ser só aquela pessoa que mora ao seu lado ou então pode ser aquele que estaciona na sua vaga, mantém o som alto o dia todo, não cuida do seu próprio espaço, coloca lixo na sua lixeira... Ele pode ser aquele bom amigo e te emprestar açúcar quando você está no meio da receita do bolo.
Para garantir essa boa relação, existem algumas regras de convivência que você pode aplicar no seu dia a dia e ter boas chances de tornar a sua comunidade melhor. A UNICOS deixa aqui 7 dicas básicas:
1- Apresente-se aos vizinhos
Não importa se você é o novato ou se alguém acabou de chegar na sua rua ou prédio, apresente-se de forma simples e coloque-se à disposição. Se quiser estreitar os laços, um convite para um café é uma boa forma de criar vínculos de amizade e respeito.
2- Respeite as regras de convivência
Tenha sempre o bom senso em primeiro lugar. Se o ambiente em que você mora tem regras, respeitá-las é uma maneira de proporcionar um bom relacionamento com os moradores ao lado. Se não tem regras específicas, leia a seguir algumas "leis" universais:
- Não estacione na vaga de garagem de outros moradores;
- Evite mudanças e obras fora do horário comercial/autorizado;
- Respeite os horários de festa estipulados, principalmente o volume de aparelhos de som e televisão;
- Não segure o elevador;
- Descarte o lixo em locais e horários corretos;
- Evite sapatos e outros barulhos no piso em horários de descanso comum.
3- Reuniões
Se você mora em um condomínio, residencial ou edifício, regularmente são convocadas reuniões. É importante que você participe, mostre seu interesse e contribua com ideias e melhorias para a vida em comunidade. Se no seu bairro houver uma Associação de Moradores, procure estar por dentro e interagir também.
4. Animais de estimação
Se você tem um animal de estimação, fique atento com o seu bichinho. Animais infelizes choram e latem com frequência e isso pode incomodar seus vizinhos. Leve seu pet para passear com mais regularidade e não se esqueça de levar uma sacolinha para recolher a sujeira.
5. Crianças
Se você tem filhos, estabeleça limites. Oriente-os sobre as áreas permitidas para brincar e sobre o barulho durante as brincadeiras. Se você mora em apartamento, carpetes ou tapetes emborrachados podem ajudar a minimizar o som que se propaga para o apartamento debaixo do seu.
6. Seja gentil
Não se trata apenas de regras, mas ter uma boa convivência amplia as suas chances de vínculo e amizade. É ótima a sensação de saber que pode contar com o vizinho quando precisar. Por isso, seja gentil e educado.
7. Paciência
Tenha paciência ao lidar com momentos complicados. Em situações de estresse e irritação, não deixe a raiva prevalecer. Uma briga pode deixar o clima desagradável por muito tempo. Caso algo que não lhe agrade tenha acontecido, se acalme, reflita e dialogue.
Gostou das dicas? Compartilhe com seus vizinhos!
E lembre-se, vizinhos são a família que a gente não escolhe, por isso mantenha uma convivência saudável. A boa relação é baseada em respeito mútuo e pode evitar situações ruins e também fofocas desnecessárias.