Com a pandemia se estendendo muito mais do que o imaginado, e já dura um ano e meio no Brasil, o mercado imobiliário registrou o aumento pela busca ou adaptação à lares que supram a necessidade do home office, possibilitem a realização de atividades físicas e, principalmente, ambientes que proporcionem refúgio.
Diante dessas mudanças, a UNICOS traz em pauta as principais mudanças, na arquitetura de casas e apartamentos, para suprir as necessidades em tempos de isolamento social e privações.
Home Office
E o que parecia durar apenas algumas semanas tem se estendido por muito mais tempo e a possibilidade do home office modificou a rotina de muitas empresas e famílias. O jeito, no início, foi adaptar um cantinho da casa para executar as tarefas do trabalho. Depois de tanto tempo, esses espaços integrados, passaram a ter local próprio, mais reservado em um cômodo específico e mais organizado, já que, o que era só um improviso, acabou se tornando rotina.
Conforto e Funcionalidade
Com mais tempo em casa, passamos a notar pequenos – grandes – detalhes que estavam por fazer, como reparos, equipamentos quebrados, luzes queimadas e antigos desejos de reforma para melhorar o ambiente. A pandemia deu um empurrãozinho e a necessidade de mais conforto e funcionalidade dentro de casa partiu do grande tempo isolados no mesmo ambiente.
A substituição de móveis por outros mais confortáveis, almofadas, novos aparelhos de televisão, investimento em áreas gourmet dentre outros, ficaram nas prioridades.
Jardins e áreas comuns
O confinamento causado pela pandemia fez com que houvesse aumento de 128% na procura por imóveis com varanda/quintal, segundo pesquisa realizada pela Imóvelweb. Isso, para proporcionar uma sensação de contato com a natureza. Os jardins, sejam os de dentro de casa ou em áreas comuns, também tiveram alta, já que conviver e cultivar plantas é considerado terapêutico e contribui para o alívio do stress e da ansiedade, dois sentimentos muito presentes neste período.
Decoração
Ainda nessa busca de conexão com a natureza, as pessoas estão investindo em materiais sustentáveis, utilizando mais madeira, palha, pedras e plantas na decoração. A busca por esses materiais se deve a sensação de aconchego e refúgio.
Academia em casa
Desde o início da pandemia, registrou-se aumento de 300% na procura por aplicativos de exercícios físicos. A venda de itens de exercício para praticar em casa foi 10 vezes maior que o já registrado antes da pandemia.
Com o intuito de não cair no sedentarismo e manter a rotina de atividades físicas, criou-se a necessidade de ter em casa espaços específicos para essa prática. A adaptação de cômodos, espaços no quintal, áreas comuns de condomínios e até mesmo a criação desse novo ambiente impulsionou muitas reformas e adequações nos lares.
Mudança de hábitos, mudança de vida
Este “tempo” isolado de toda a rotina externa, fez com que as pessoas olhassem mais para os ambientes internos de suas casas e de si mesmas, enxergando necessidades ocultas pela correria do dia a dia.
A UNICOS, por meio de seus projetos de urbanismo, sempre busca oferecer a seus clientes produtos que ofereçam localização, acessibilidade, interação social, ambiental e comercial, espaços aconchegantes que proporcionam conforto e funcionalidade, impulsionando qualidade de vida.
Conheça a UNICOS e saiba mais sobre todas as possibilidades de vida que você pode ter e oferecer para a sua família.
Atendimento on-line, direto pelo WhatsApp: 17 99768 5554.