Os diferentes tipos de Sistemas Construtivos
15 de Dezembro de 2021 | Postagem realizada por : UNICOS Incorporadora e Urbanismo

Os diferentes tipos de Sistemas Construtivos

A cada momento, o mercado da Construção Civil se depara com novas possibilidades que agregam tecnologia, eficiência estrutural, agilidade, custo e qualidade no resultado. As técnicas, ferramentas e matérias-primas se fundem com metodologias tradicionais e impulsionam o setor, que está em franca expansão no Brasil e no restante do mundo.

Mas, você pode se questionar sobre quais são os tipos de Sistemas Construtivos existentes. A resposta que lhe daremos é: vários. No entanto, a UNICOS explica, neste texto, um pouco sobre os principais sistemas utilizados hoje em dia.

Alvenaria Convencional


Foi, e ainda é, o Sistema Construtivo mais aplicado no país, principalmente em obras residenciais. A Alvenaria Convencional é formada a partir de um “esqueleto” de vigas, pilares e lajes de concreto que suportam toda a carga da estrutura, que depois é selada/separada por blocos cerâmicos, que também agregam a função de delimitar ambientes. Estes blocos cerâmicos são os tradicionais tijolinhos vermelhos encontrados no mercado com diferentes tamanhos e formas.

Este tipo de Sistema Construtivo tem as vantagens de proporcionar grandes vãos, facilidade de oferta da matéria-prima, encontrar-se mão de obra experiente no mercado e ainda a colaboração com a possibilidade em mudanças de projeto. Os pontos negativos são período de construção longo, o impacto sonoro no entorno significativo e os custos podem ser elevados, se não planejado e executado corretamente.

Alvenaria Estrutural


Neste tipo de Sistema Construtivo, as paredes unem-se à função estrutural, dando suporte à sustentação da construção, com blocos cerâmicos ou de concreto já organizados para receber os projetos elétricos e hidráulicos da obra. Além disso, eles também cumprem seu papel como moduladores de ambientes o que, no final do empreendimento, pode gerar uma economia de até 30%, se comparado ao Sistema Construtivo Convencional, devido ao menor desperdício de material.

É um método que agiliza a entrega da sua obra, reduz a mão de obra (que neste caso precisa ser qualificada, já que qualquer diferença no nivelamento e prumo pode causar acidentes), gera economia e garante mais qualidade na execução. Os pontos negativos são que as paredes não podem ser removidas sem que haja um elemento estrutural para compensar a carga e, nem sempre, a estética do empreendimento conseguirá surpreender, já que os projetos costumam ser mais “quadradinhos”. 


Drywall


Baseada em tecnologia construtiva, o Sistema Drywall é um dos tipos de construção mais rápidos e baratos para interiores e é aplicado silenciosamente e com pouca sujeira. Sua execução acontece sem a utilização de água como insumo no canteiro de obras e ele é feito de estrutura pré-fabricada de aço e placas de gesso.

Recomenda-se o uso do Sistema Construtivo Drywall apenas em ambientes internos, pois não é resistente a intempéries ou cargas elevadas, como lajes e telhados. Seu nome significa “parede seca” o que se justifica por não utilizar matéria-prima molhada, como argamassa. Mas, isto não quer dizer que ele não possa ser aplicado em ambientes de umidade, como cozinha e banheiros. Há chapas de Drywall desenvolvidas com fórmula hidrofugantes, que protegem a superfície de respingos, derramamentos e vapor. As vantagens deste tipo de Sistema Construtivo são a total liberdade de criação, se adequando perfeitamente a qualquer layout planejado, a limpeza e simplicidade da execução e a agilidade da entrega.

Steel Frame


Utilizando-se de estruturas de aço galvanizado, ao invés de cimento e tijolos, o Steel Frame é um Sistema Construtivo industrializado e altamente racionalizado, além de rápido.

Seu fechamento é feito por placas, podendo ser cimentícias, madeira ou drywall. Os benefícios de usar desta tecnologia são: sustentabilidade, rapidez, alta durabilidade e resistência, maior precisão na execução, ganho de espaço interno, personalização e precisão no orçamento da obra. Porém, você pode encontrar a limitação dos números de pavimentos da sua obra, como prédios, e a dificuldade de mão de obra qualificada.

Construção EPS


Feita de painéis de poliestireno expandido, o famoso isopor, a aplicação das placas EPS é muito utilizada em câmaras frigoríficas, devido à economia de energia e conforto térmico alcançados. Além disso, hoje em dia encontramos este Sistema Construtivo substituindo a alvenaria, com um ganho de até 70% na execução da obra, pois dispensa a necessidade de baldrames, reboco, assentamento e mais.

A durabilidade do EPS é indeterminada, devido a sua composição, que o torna um material inerte e atóxico. Nas construções feitas em EPS é recomendável blindagem dos sistemas elétricos para evitar qualquer contato.

Uma de suas vantagens é ser sustentável, já que diminui em até 75% o uso de água e energia em sua fabricação e instalação. Podemos agregar aos pontos positivos o fato de não gerar resíduos, pois os projetos arquitetônicos são montados exatamente da maneira especificada pelo cliente.

Wood Frame


Utilizando-se de placas e perfis de madeira, o Wood Frame é um Sistema Construtivo para casas e edifícios e sua primeira etapa é a instalação da estrutura em madeira, responsável pela sustentação da obra. Em seguida, as paredes são preenchidas com mantas que funcionam como isolante térmico e, por fim, a cobertura e vedação do projeto.

Este tipo de construção, muito parecido com o Steel Frame, representa uma grande inovação para o setor de Construção Civil no Brasil, devido à racionalização de material, flexibilidade operacional, custos competitivos, agilidade produtiva e pelo tempo de montagem.

Gostou dessas dicas UNICOS de estruturas e construções? Saiba mais sobre os nossos empreendimentos imobiliários, que há mais 40 anos concretizam sonhos de milhares de pessoas.

Entre em contato com a gente pelo whatsapp (17) 99768-5554.