Minimanual de como se preparar financeiramente para a obra
15 de Dezembro de 2021 | Postagem realizada por : UNICOS Incorporadora e Urbanismo

Minimanual de como se preparar financeiramente para a obra

Vamos falar sobre dinheiro. Quanto você precisa para construir sua obra? Como levantar esse dinheiro sem prejudicar o conforto de sua família? Já pensou nessas questões? Então, veio ao lugar certo!

Criamos um pequeno manual para te ajudar a se preparar financeiramente para a realização do seu sonho: construir uma casa (ou reformar seu apartamento). Por meio das dicas, você vai perceber que é possível realizar um planejamento saudável, dentro de suas condições e da realidade financeira em que vive.

Papel e caneta na mão e mãos à obra (ops, às finanças)!

Estude seu próprio orçamento

Este é um passo inicial extremamente necessário para que você entenda a sua realidade financeira. Antes de qualquer otimização de gastos, seus rendimentos precisam estar na ponta da língua, isto é, faz muita diferença entender o custo mensal de sua família, da sua casa, como se fosse o faturamento de uma empresa.

Por onde começar? Comece pela criação de uma planilha em que vai inserir o tipo de receita, isto é, a instituição que custeia o seu salário ou para a qual presta serviços, seus gastos mensais e procure discriminar a origem desses rendimentos e despesas.

Por quanto tempo deve realizar esse controle? O ideal é que seja por toda a vida, já que a realização de uma planilha de gastos ajuda a compreender nossos hábitos como consumidores, quais despesas podem ser evitadas e mais: por meio dela, é possível ter uma visão muito mais concreta sobre a sua situação financeira.

Neste momento, porém, é importante passar alguns meses efetuando esse controle e analisando gastos, rendimentos e receitas do período.

Avalie o custo total da obra

Antes que você questione “é possível saber previamente o custo da obra?”, já oferecemos a resposta: calma, é apenas uma prévia.

Vamos esclarecer a ideia com um exemplo. Suponha que algum eletrodoméstico de sua casa, como a máquina de lavar roupas, apresentou defeito e parou de funcionar. Provavelmente, você vai fazer uma pesquisa para saber qual o custo atual do produto, as condições de pagamento e quais marcas têm o melhor custo-benefício.

A ideia de fazer essa pesquisa tem a ver com o planejamento do orçamento, isto é, entender o valor que pode subsidiar para a compra e quais produtos, no caso da máquina de lavar, podem realmente corresponder com as suas necessidades.

Por que não fazer a mesma coisa com a obra? Nesse caso, sugerimos que você fale com um especialista, um engenheiro, um arquiteto ou uma construtora, que vão te orientar sobre os gastos de uma obra como está idealizando e ajudá-lo a fazer escolhas inteligentes.

Organize as finanças

Quando chegamos neste ponto, a organização das finanças está muito mais facilitada. Com as planilhas atualizadas, você já sabe quais gastos podem ser eliminados para que consiga levantar o capital necessário.

Outro ponto importante: você já tem uma noção clara do valor de que vai precisar para tirar seu projeto do papel e construir a sua casa. Até porque já tem um orçamento inicial do valor de que vai precisar para a realização do seu sonho.

É evidente que alguns gastos são essenciais. A mensalidade da escola dos filhos, a conta de água e luz são despesas que não podem ser cortadas. Porém, identifique aquelas despesas que podem ser diminuídas, como gastos com roupas ou compras não planejadas.

Normalmente, os gastos com lazer costumam ser os primeiros a desaparecerem da planilha. Mas seja consciente! Sua família vai mesmo conseguir passar meses a fio sem, por exemplo, sequer pedir um delivery? O ideal, nesse caso, é prever um teto de gastos para os momentos de descanso e de distração com a família.

Poupar e investir

Quando tiver uma situação financeira estável, isto é, estiver pagando suas despesas com folga com possibilidade de guardar algum dinheiro, é importante direcionar esses valores que “sobram” para alguma poupança ou investimento. Não corra o risco de gastar esse dinheiro com despesas não planejadas, ok?

Há quem diga que é necessário guardar de 20 a 35% do salário todo mês. Claro que é preciso considerar a sua realidade, mas pense nesse dinheiro como um tijolo para a construção do seu projeto. Cada vez que você consegue guardar uma parte do salário, está mais próximo de conquistar seu sonho. A UNICOS Construtora tem mais de 40 anos de experiência no mercado, sendo referência na construção de empreendimentos imobiliários e residenciais. Conte com a nossa expertise e conheça nossos espaços e estruturas habitacionais