Conceito aberto: saiba o que é e como planejar o seu
15 de Dezembro de 2021 | Postagem realizada por : UNICOS Incorporadora e Urbanismo

Conceito aberto: saiba o que é e como planejar o seu

O conceito aberto surgiu na década de 90, nos Estados Unidos, e tem sido muito utilizado no Brasil nos últimos anos, oferecendo uma casa com cômodos integrados, onde os espaços se fundem e a ausência de paredes revela ambientes mais amplos, facilitando a mobilidade e a socialização dos moradores. Bons exemplos são as cozinhas integradas à sala de jantar, à sala de televisão ou às áreas externas da casa, como quintal ou jardim.

O que delimitam os espaços, neste conceito, são os móveis. O ambiente é o mesmo, sendo demarcado por um aparador, sofá e até a própria mesa de refeições. O conceito aberto torna possível o aproveitamento do que há de mais valioso em uma planta: o espaço!

Mas, antes de quebrar ou derrubar qualquer parede da sua casa ou apartamento, verifique no projeto construtivo se as divisórias são estruturais ou não. Não é qualquer parede que pode ser quebrada, pois algumas sustentam a estrutura do imóvel. Não faça isso sozinho, caso não seja qualificado. Tenha sempre um profissional ou profissionais preparados e certificados para te ajudar. Combinado?

A seguir, conheça as dicas UNICOS para planejar os espaços com conceito aberto:

Na integração dos ambientes, oferecida pelo conceito aberto, é possível solucionar a questão de pouco espaço, já que paredes e divisórias restringem essa possibilidade. Quando as divisórias são removidas, o espaço é ampliado. Essa estratégia já é usada por arquitetos e designers de interiores, para expandir o local e deixa-lo mais arejado e iluminado.

Já pensou em desaparecer com a parede que separa a cozinha da sua sala? Poder ver televisão enquanto cozinha, ficar de olho nas crianças enquanto brincam, interagir com as visitas enquanto prepara a refeição e até mesmo ter uma boa vista do seu jardim enquanto a luminosidade e o ar natural entram por toda a sua casa?

Luz e ventilação natural


Em um ambiente sem paredes, a luz e a ventilação natural tendem a se espalhar melhor pelos ambientes, principalmente quando a casa ou apartamento tem janelas grandes e outras aberturas.

A luz natural traz inúmeros benefícios para a saúde e produtividade, sem contar a economia na conta de energia elétrica, uma vez que as lâmpadas serão necessárias apenas no período noturno.

Já a ventilação natural permite uma melhor circulação do ar pelos cômodos, o que é perfeito em uma região quente, como grande parte do Brasil. A economia acontece aqui também, já que o ar cruzará o ambiente, permitindo um clima termicamente confortável, reduzindo o tempo de uso de ventiladores e ares-condicionados. Isso é possível integrando o ambiente interno com o externo da sua casa.

Conectar o interior com o exterior


Se a sua casa tem área externa, é possível aplicar o conceito aberto conectando o quintal/jardim com o seu interior, minimizando as barreiras com uma grande porta de vidro que abre totalmente.

Conectando a parte externa com a interna, você terá um ambiente mais agradável, com aconchego e sensação de liberdade proporcionada pela natureza.

Socialização


Viver em uma casa com conceito aberto, amplia e intensifica a conexão com a família. Isso é proporcionado pela ausência das separações dos cômodos. Além de permitir que todos fiquem no mesmo espaço em caso de confraternizações com os amigos. Você não precisará ficar sozinho e isolado na cozinha, preparando os aperitivos enquanto todos se divertem em outros cômodos. É a possibilidade de estarem todos juntos em um mesmo ambiente, claro, muito mais funcional.

Para pais de crianças pequenas, o conceito que integra os ambientes oferece ainda mais vantagens, pois você pode ficar de olho nos pequenos enquanto prepara a refeição e eles brincam na sala ou no quintal.

Privacidade


Caso você sinta a necessidade em dividir os ambientes de alguma forma, aposte em móveis, divisórias com elementos vazados ou portas de vidro. Se precisar de mais privacidade, as persianas são uma boa opção.

Na hora de planejar a sua casa, seja com o imóvel ainda na planta ou para uma reforma, você precisa ser minucioso com a integração dos ambientes e com a decoração. Os elementos precisam compor concordância para que o espaço seja harmônico.

Aposte nos planejados, assim você aproveitará ainda mais o espaço disponível sem atrapalhar a circulação. Além da decoração, atente ao piso, evitando mudanças extremas como da madeira para o porcelanato.

Se você gostou do conceito aberto, conheça a UNICOS, temos o imóvel ideal para você que busca qualidade de vida e bem-estar em espaços amplos e aconchegantes!
www.unicosconstrutora.com.br