Quem é que nunca pensou em abandonar de vez o aluguel para investir na tão sonhada casa própria? Mesmo em meio a pandemia isso ainda faz pare dos planos dos brasileiros.
No entanto, para quem está prestes a realizar esse sonho, surge uma dúvida bastante comum: é melhor comprar terreno e construir o imóvel ou comprar casa pronta?
Contudo, não existe resposta pronta – essa decisão é bastante pessoal e há muitas variáveis que influenciam nessa escolha tão importante. Por isso, nesse momento, o ideal é fazer um bom planejamento.
Assim, para ajudar você, elaboramos um artigo para dar uma mão na hora de decidir qual é a melhor opção a longo prazo para realizar o sonho da casa própria. Acompanhe o texto e boa leitura!
O grande benefício em conquistar o sonho da casa própria já pronta é a praticidade. Se você encontrar um imóvel em perfeito estado, é possível realizar a mudança com maior rapidez e já se adaptar ao novo lar.
Desse modo, se você ainda tem dúvidas sobre qual é a melhor opção entre comprar ou construir, pergunte-se qual é a urgência em se mudar. Se for algo mais imediato, é melhor procurar as melhores condições de pagamento de um imóvel já pronto para morar.
Claro, talvez seja necessário fazer possíveis reparos pontuais na estrutura. Por isso é muito importante conhecer bem o imóvel antes de fechar o negócio.
Apesar da facilidade em pode mudar imediatamente para o novo lar, é preciso também olhar para as dificuldades durante a compra de um imóvel já pronto. A primeira desvantagem é a alta valorização desses imóveis no mercado.
Nos últimos cinco anos, o preço subiu em até 120%, deixando o Brasil em primeiro lugar no ranking de maior valorização do mundo. Com fortes oscilações na nossa economia, esse pode ser um caminho fácil para uma futura dívida.
Frequentemente, comprar um terreno para construir a própria casa é mais vantajoso do que procurar por um imóvel já pronto. Isso se deve, sobretudo, ao fato de que algumas regiões podem oferecer um bom lote para a construção por um preço bem mais em conta do que financiar um imóvel já finalizado.
Além disso, comprar um terreno também significa liberdade, dando a opção de a pessoa pensar na disposição dos ambientes de uma maneira que combine com seu próprio estilo ou que atenda às necessidades da família. Ao optar pela construção, é possível pensar todos os detalhes do projeto. Assim você saberá ao certo tudo o que foi usado na construção e não terá surpresas no futuro.
Outro grande benefício ao optar pela compra do terreno para construir a casa própria é a opção de economizar até 30% do valor que seria gasto na aquisição de um imóvel pronto para morar, caso a obra não apresente nenhum imprevisto.
Claro, construir demanda tempo e está sujeito a imprevistos que podem atrasar a obra. Assim, é importante que o planejamento para a construção preveja a possibilidade desses acasos para não frustrar a sua expectativa.
Por fim, observe com cuidado o local onde você vai adquirir seu terreno. Sempre existem regiões que a longo prazo vão valorizar seu imóvel e podem ser um trunfo na hora da revenda. A princípio, analise o comércio, a segurança, a qualidade de vida que o lugar oferece. Tudo isso contará pontos!
Como você pôde ver, há vantagens e desvantagens nas duas opções e a resposta jamais vai se a mesma, afinal de contas, cada pessoa tem suas prioridades, objetivos e expectativas. Portanto, cabe somente a você optar pelo melhor processo na sua realidade.
Portanto, a dica é avaliar a sua rotina, o seu caixa e seus planos para o futuro para entender o que é melhor para você e sua família, neste momento. Em outras palavras: o importante é não desistir do seu sonho.
Aliás, se quiser falar mais sobre isso, na UNICOS temos empreendimentos que cabem em todos os bolsos. Entre em contato e fale com um especialista pelo whatsapp – é só clicar aqui!