No mês de agosto, o Governo Federal anunciou o lançamento de um novo programa de financiamento habitacional, o Casa Verde e Amarela.
O novo programa é uma reformulação do Minha Casa Minha Vida e tem como objetivo, não só aumentar o acesso de milhares de brasileiros ao financiamento da casa própria mas também tem a meta de atender 1,6 milhão de famílias de baixa renda até 2024.
De acordo com o Governo, o novo programa deverá funcionar em três frentes: financiamento de imóveis, regularização fundiária e reforma de obras.
A principal meta do programa Casa Verde e Amarela é ajudar pessoas de classes sociais mais baixas a conseguirem uma moradia própria com infraestrutura de qualidade.
Uma das principais mudanças em relação ao programa anterior é que o novo financiamento de imóveis do governo divide a população em três grupos:
Neste grupo as famílias mais pobres poderão ser beneficiadas com:
No caso desses dois grupos acima, o programa tem regras iguais:
Você viu aí em cima que o novo programa prevê a “regularização fundiária” em todos os grupos, certo? Mas você sabe o que é isso? É simples!
O Governo quer mapear as famílias que possuem casas em locais irregulares. Ou seja, o objetivo é regularizar a situação ao invés de expulsá-las do local. Assim, os imóveis que se encontram nesta situação poderão ser reformados ou construídos do zero, de acordo com situação em que se encontrarem.
Aliás, falando em reformas, essa é outra vertente do Programa para os brasileiros que estão no grupo 1. Será possível usar uma parte maior do FGTS para abater a dívida de reformas.
Não! O programa Casa Verde Amarela vale não só para as regiões Norte e Nordeste mas também para todo Brasil!
No entanto as regiões Norte e Nordeste recebem foco especial. Ou seja, condições diferenciadas nas taxas e juros. Isso porque são as regiões mais carentes do País.
De acordo com o programa, famílias das regiões Norte e Nordeste vão contar com taxas menores, que poderão chegar a 4,25% ao ano, para cotistas do FGTS. Veja:
O Programa Casa Verde e Amarela quer proporcionar melhores condições de financiamento de imóveis, principalmente para as classes de renda baixa.
Em outras palavras: mais famílias poderão realizar o sonho da casa própria, e até mesmo a regularização do imóvel em que vivem.
Posteriormente você querendo saber mais detalhes do novo programa e como você pode usá-lo para adquirir um lote de um dos empreendimentos da UNICOS, entre em contato com a gente!
Clique aqui para chamar uma pessoa da nossa equipe no WhatsApp e veja como ficou mais fácil conquistar seu terreno e sua casa.